Dilma aproveitou para criticar a política cambial do governo anterior, do presidente FHC (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.
Rio de Janeiro - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira que a trajetória atual de queda do dólar é preocupante e que precisa ser analisada com cautela.
"Essa é uma questão que deve nos preocupar e ver se é conjuntural ou estrutural no mundo", disse Dilma a jornalistas, citando que, na comparação com outras moedas, o dólar também vem se depreciando.
"Merece a atenção de todos os candidatos. Discutir, só depois quem for eleito", completou a candidata.
O dólar caiu abaixo de 1,70 real nesta quinta-feira, terminando setembro em um patamar inédito desde o agravamento da crise global, há dois anos. A moeda norte-americana recuou 0,76 por cento nesta sessão, para 1,692 real --menor cotação de fechamento desde o início de setembro de 2008.
Dilma aproveitou para criticar a política cambial do governo anterior do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), que considerou equivocada.
"Fixar o dólar sabemos no que deu. O governo anterior tem muito pouca autoridade para falar de dólar e câmbio", afirmou.
Ao ser questionado sobre as declarações de Dilma, o candidato tucano José Serra rebateu, criticando o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Foi um problema do governo Fernando Henrique? Passaram oito anos e eles não aprenderam, eles não consertaram. É um problema agora. Só que eles criticaram, passaram oito anos e não resolveram, como em 90 por cento das coisas que eles criticavam", disse Serra.
Leia mais sobre Câmbio
Siga as últimas notícias de Eleições 2010 no Twitter