Mundo

Díaz-Canel participa de primeiro evento público como presidente de Cuba

Novo presidente cubano participou de abertura da Convenção Internacional Cuba Saúde 2018, que contou com presença de diretores da OMS e da OPS

Díaz-Canel: líder cubano foi eleito na quinta-feira passada pela Assembleia Nacional do Poder Popular para substituir Raúl Castro (Alejandro Ernesto/Pool/Reuters)

Díaz-Canel: líder cubano foi eleito na quinta-feira passada pela Assembleia Nacional do Poder Popular para substituir Raúl Castro (Alejandro Ernesto/Pool/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de abril de 2018 às 22h48.

O novo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, participou nesta segunda-feira em Havana da inauguração da Convenção Internacional Cuba Saúde 2018, o primeiro evento público da sua agenda como governante do país.

No evento também estiveram presentes os diretores-gerais das Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), Carissa Etienne, além do ministro de Saúde Pública cubano, Roberto Morales, que é um dos vice-presidentes do novo Conselho de Estado de Cuba.

Estes eventos do âmbito sanitário - um setor estratégico para Cuba - se desenvolverão em Havana até a próximo sexta-feira com a participação de ministros, vice-ministros e representantes de entidades do setor de 50 países.

A exportação de serviços profissionais de saúde, principalmente médicos, se consolidou há vários anos como a principal fonte de receita de Cuba com uma média anual de US$ 6 bilhões, de acordo com dados divulgados em 2016.

Díaz-Canel foi eleito na quinta-feira passada pela Assembleia Nacional do Poder Popular (parlamento unicameral) para substituir Raúl Castro, que se retirou da presidência após 12 anos no cargo.

Seu primeiro ato oficial foi a visita, no sábado passado, do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, principal aliado da ilha, enquanto hoje se reuniu também em Havana com o presidente da Bolívia, Evo Morales, outro dos parceiros políticos do país caribenho.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaMiguel Díaz-Canel

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia