Mundo

Diálogo político como saída para violência na Síria

Ministro de Estado sírio para os Assuntos de Reconciliação Nacional considera diálogo político como única solução para o conflito no país

Protesto na Síria: diálogo político seria única solução para dar fim ao conflito violento no país (Vedat Xhymshiti/AFP)

Protesto na Síria: diálogo político seria única solução para dar fim ao conflito violento no país (Vedat Xhymshiti/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2012 às 08h28.

Zurique - O ministro de Estado sírio para os Assuntos de Reconciliação Nacional, Ali Haidar, considerou que a única saída para a violência na Síria é o "diálogo político", em uma entrevista publicada nesta quinta-feira na imprensa suíça.

"A única saída é o diálogo político, sem nenhuma condição prévia", indicou Ali Haidar, um membro da oposição tolerada pelo regime, em uma entrevista ao jornal suíço Tages-Anzeiger.

"O simples fato de que o presidente (Bashar al) Assad criou um ministério de Reconciliação Nacional mostra sua vontade (de avançar) com este processo político", acrescentou.

O ministro, nomeado em junho, criticou a "intromissão estrangeira" no conflito e considerou que "o levante interno que tinha, em parte, reivindicações justas", se transformou em uma ressurreição dirigida do exterior da Síria.

"As reivindicações justificadas da oposição passaram desde então a uma terceira ou quarta posição", acrescentou. Segundo Haidar, "a intervenção (estrangeira) serve apenas aos interesses de Israel".

O ministro assegurou ter desenvolvido "um mecanismo de reconciliação" que permite, segundo ele, reintegrar, sob certas condições, os rebeldes na sociedade, à semelhança do IRA irlandês ou do ETA basco.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), a violência deixou mais de 20 mil mortos desde março de 2011.

Ao menos 110 pessoas morreram na quarta-feira na Síria, onde os violentos combates explodiram na capital, Damasco, e em Aleppo, segunda cidade do país, indicou a ONG.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPolíticaSíria

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos