Mundo

Dez militantes da Al Qaeda morrem em ataques aéreos americanos no Iêmen

Washington dá suporte ao Exército iemenita na luta contra a Al Qaeda no sul do país

Atividade da Al Qaeda aumentou desde o início do ano passado (AFP)

Atividade da Al Qaeda aumentou desde o início do ano passado (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2012 às 18h36.

Sana - Pelo menos dez supostos integrantes da rede Al Qaeda morreram neste sábado em dois ataques lançados por aviões não tripulados americanos no Iêmen, nas províncias de Shabua e Marib, informou à Agência Efe uma fonte militar.

O primeiro ataque, que causou a morte de seis pessoas, foi realizado contra um caminhão no qual viajavam os supostos terroristas, na região de Al Maqsara, em Shabua. As quatro outras vítimas morreram numa ofensiva contra dois veículos que circulavam pela cidade de Harib, em Marib.

Washington dá suporte ao Exército iemenita com aviões não tripulados no combate às células da Al Qaeda no sul do país, onde a organização mantém campos de treinamento.

Há três dias, outros oito militantes perderam a vida quando um imóvel foi atingido por cinco mísseis lançados por um avião não-tripulado americano na cidade de Yaar, na província de Abian.

O Exército iemenita está se preparando para iniciar uma operação militar em Yaar para expulsar os combatentes da Al Qaeda.

A fonte militar acrescentou que tropas terrestres, armamento e veículos blindados já chegaram nos arredores da cidade. Yaar é um dos enclaves no país da Al Qaeda, que desde maio de 2011 controla esta cidade e outras em Abian, palco de confrontos entre os membros da organização e as forças de segurança iemenitas.

A atividade da Al Qaeda no Iêmen aumentou desde que no início do ano passado começou a revolta contra o regime de Ali Abdullah Saleh, que deixou o poder em fevereiro deste ano para dar lugar ao seu vice-presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaDronesIêmenIslamismoTerrorismo

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei