Mundo

Detectado vazamento de água radioativa em usina na França

Horas antes, um incêndio foi registrado nesta mesma usina

A companhia disse ainda que assim que a situação se estabilizar será feita uma avaliação dos danos (©AFP / Kenzo Tribouillard)

A companhia disse ainda que assim que a situação se estabilizar será feita uma avaliação dos danos (©AFP / Kenzo Tribouillard)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2012 às 18h36.

Paris - A companhia elétrica francesa EDF informou nesta quinta-feira que detectou um vazamento de água radioativa na central nuclear de Penly, mas que a situação está sob controle.

Horas antes, um incêndio foi registrado nesta mesma usina. A EDF afirmou em comunicado que a situação "não apresenta nenhum risco para o meio ambiente" e explicou que o vazamento foi consequencia das chamas que atingiram nesta tarde uma parte do reator número dois.

"O reator, que parou automaticamente, continua sendo resfriado normalmente e as equipes da usina trabalham para diminuir a pressão da água e a temperatura" no local onde ocorreu o incêndio.

A companhia disse ainda que assim que a situação se estabilizar será feita uma avaliação dos danos.

A nota também informa que de acordo com os procedimentos em casos como este, tanto a Autoridade de Segurança Nuclear, como a prefeitura e a sub-prefeitura de Dieppe, a cidade mais próxima de Penly, foram avisados imediatamente do incidente.

Pouco depois das 12h (hora local), o alarme do reator foi ativado por causa da fumaça e pouco depois os bombeiros chegaram ao local e controlaram o fogo. A nota da operadora afirmou ainda que não houve feridos e que as centrais nucleares do país são seguras.

A EDF controla todas as usinas atômicas da França, que geram cerca de 80% da eletricidade do país. 

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia nuclearEuropaFrançaInfraestruturaPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Venezuela expulsa embaixadores de Argentina, Chile e outros países que questionam vitória de Maduro

Protestos contra reeleição de Maduro são registrados em favelas de Caracas: 'Entregue o poder!'

Eleição na Venezuela: Panamá retira diplomatas em Caracas e põe relações bilaterais 'em suspenso'

Trump aceita ser ouvido como vítima pelo FBI em investigação por atentado que sofreu

Mais na Exame