Mundo

Deputado é condenado por cobranças indevidas no RJ

Jorge Babu cobrava vantagens de empresários do setor de diversões em troca de autorização para a realização de eventos, principalmente bailes funk

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - O deputado estadual do Rio de Janeiro Jorge Luiz Hauat (PTN), conhecido como Jorge Babu, foi condenado ontem pelo Tribunal de Justiça do Rio a três anos e dez dias-multa em regime aberto pelos crimes de formação de quadrilha e concussão (exigir vantagem indevida em razão de cargo público). Foi determinado também a perda do mandato do parlamentar.

A ação diz respeito à acusação de cobrança de vantagens de empresários do setor de diversões em troca de autorização para a realização de eventos, principalmente bailes funk. A pena do deputado foi revertida em prestação de serviço comunitário.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do Rio (MP-RJ), Babu associou-se a um bando conhecido como "Três Mosqueteiros", integrado por funcionários públicos que atuavam na 1ª Vara da Infância e da Juventude e cobravam um "mensalão" em dinheiro, ingressos para espetáculos e outras vantagens para a autorização de eventos ou para evitar a fiscalização.

O denunciado, vereador até então, intermediou especificamente a cobrança para a realização de bailes funk junto à equipe Furacão 2000.

Wellington Regadas, acusado de chefiar a quadrilha, foi condenado a 11 anos, 11 meses e 60 dias-multa, enquanto os réus Paulo Roberto Medeiros Rolim (policial militar) e Luis Eduardo Soares (funcionário do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Degase) foram condenados a 11 anos e 50 dias-multa, em regime inicialmente fechado. A relatora do processo deu procedência às alegações do MP-RJ, julgando os réus como incursos cinco vezes nos crimes de concussão e formação de quadrilha.

Leia mais notícias sobre corrupção

Siga as últimas notícias de Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCorrupçãoEleiçõesEleições 2010EscândalosFraudesMetrópoles globaisPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal