Deputado americano admite ter postado foto de cueca no Twitter

Chorando, deputado confessou ainda troca de "mensagens impróprias" com seis mulheres; apesar da pressão, Weiner deixou claro que não irá renunciar

São Paulo – Enquanto no Brasil as atenções estão no desenrolar do caso Palocci, o grande escândalo político da vez nos Estados Unidos é de ordem íntima. Nesta segunda-feira, após aguardada coletiva à imprensa americana, o congressista democrata por Nova York Anthony Weiner admitiu ter enviado uma foto de si mesmo usando cueca em seu perfil no Twitter.

O post de conteúdo sexual, feito na sexta-feira passada, havia atingido imediatamente as manchetes da imprensa americana. Procurado, Weiner negou saber como o post foi parar no ar e chegou a falar em hackers que haviam manipulado a imagem e invadido seu perfil. A foto foi enviada a uma estudante universitária de 21 anos no Estado de Washington através da conta do deputado democrata.

Lutando contra as lágrimas numa coletiva agendada para a tarde de hoje, o congressista surpreendeu os jornalistas com uma reviravolta e admitiu ter mentido na semana passada.”A foto era minha, eu a enviei. Não tenho sido honesto comigo mesmo. Estou muito envergonhado”, disse Weiner na entrevista em Nova York.

Weiner também confessou ter mantido “conversas impróprias” por telefone e pela internet com ao menos seis mulheres, mas negou ter mantido relações com alguma delas.

Sua esposa, Huma Abedin, com quem divide um ano de casamento, não participou da conferência. O congressista afirmou estar profundamente consternado e desculpou-se repetidamente à sua esposa, aos congressistas, apoiadores e eleitores.

Apesar da pressão política, Weiner foi claro em sua afirmação de que não planeja renunciar de seu posto no Congresso por causa do escândalo. Weiner é uma importante voz democrata na Câmara dos Representantes e pretendia concorrer à prefeitura de Nova York em 2013. 

O congressista disse que, para ele, a polêmica não vai influenciar seus eleitores. Mesmo assim, disse que vai “trabalhar duro todos os dias para reconquistar a confiança” deles. 

Weiner é um dos tuiteiros mais ativos no Congresso e tem mais de 50.000 seguidores, número que só aumentou desde a semana passada.

Veja o pronunciamento completo de Weiner à impressa:

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.