Mundo

Depositantes formam filas em bancos rurais na China

Segundo rumores, dois bancos pequenos estariam com problemas financeiros

Fila em frente a banco na China: dúzias de pessoas formavam uma fila do lado de fora de uma agência do Rural Commercial Bank of Huanghai, um dos dois bancos que sofreram uma corrida por saques (Carlos Barria/Reuters)

Fila em frente a banco na China: dúzias de pessoas formavam uma fila do lado de fora de uma agência do Rural Commercial Bank of Huanghai, um dos dois bancos que sofreram uma corrida por saques (Carlos Barria/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2014 às 08h59.

Yancheng - Um governador distrital da China pediu calma a depositantes na cidade de Yancheng nesta quarta-feira enquanto filas se formavam pelo terceiro dia consecutivo fora de agências de dois bancos pequenos que segundo rumores estariam com problemas financeiros.

Policiais e seguranças observavam enquanto dúzias de pessoas formavam uma fila do lado de fora de uma agência do Rural Commercial Bank of Huanghai, um dos dois bancos que sofreram uma corrida por saques nesta semana, no subúrbio da cidade.

O banco Huanghai estava aberto normalmente e o painel eletrônico pedia que correntistas não se preocupassem com rumores.

Também em Yancheng, uma fila de cerca de 25 pessoas se formou fora de uma agência do Jiangsu Sheyang Rural Commercial Bank, o primeiro banco a ser identificado em matérias da mídia local na segunda-feira como sendo atingido por corridas bancárias de depositantes que tentavam sacar suas economias por temores de que o banco havia se tornado insolvente.

O governador do distrito de Sheyang, que inclui a cidade de Yancheng, publicou um vídeo no website do governo do condado pedindo que depositantes não entrassem em pânico e dizendo que os depósitos bancários estavam protegidos.

"Por favor, estejam seguros de que o Banco Central da China e o sistema de bancos comerciais rurais vão garantir que os interesses de todos os depositantes sejam protegidos", declarou Tian Weiyou, o governador distrital, num vídeo de dois minutos.

Os bancos Huanghai e Jiangsu Sheyang não quiseram comentar. Um representante do Jiangsu Sheyang direcionou perguntas da mídia ao departamento de propaganda da cidade de Yancheng.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBancosChinaFinanças

Mais de Mundo

López Obrador diz que não conversou sobre Venezuela com Petro e Lula

Membro da Marinha dos EUA é detido na Venezuela

González Urrutia pede que MP evite uma 'perseguição' política na Venezuela

Tiroteio em escola na Georgia, nos EUA, foi feito por aluno de 14 anos; quatro foram mortos

Mais na Exame