Mundo

Delegação palestina irá ao Cairo para discutir trégua

O presidente palestino Mahmud Abbas prepara uma delegação para ir ao Cairo discutir um cessar-fogo na Faixa de Gaza


	Mahmud Abbas: delegação terá membros do Hamas e da Jihad Islâmica
 (Abbas Momani/AFP)

Mahmud Abbas: delegação terá membros do Hamas e da Jihad Islâmica (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2014 às 13h50.

Ramallah - O presidente palestino Mahmud Abbas prepara uma delegação reunindo membros do Hamas e da Jihad Islâmica para ir ao Cairo para discutir um cessar-fogo na Faixa de Gaza, anunciou nesta segunda-feira à AFP uma autoridade palestina em Ramallah.

De acordo com esta fonte, que pediu anonimato, "Abbas irá formar uma delegação palestina, incluindo representantes do Hamas e da Jihad Islâmica, que viajará para o Egito para se reunir com líderes egípcios e discutir o fim da agressão israelense contra Gaza".

"O objetivo é discutir com os líderes egípcios como atender às demandas palestinas, deter a agressão e proteger os palestinos", de acordo com a fonte, que não especificou a data da viagem.

Ahmed al-Azzam, um alto funcionário do Fatah de Abbas responsável pelas relações com os movimentos islâmicos, "está em contato há dias com o Hamas e a Jihad Islâmica", acrescentou.

Hamas e Fatah assinaram no início de junho um acordo histórico de reconciliação e estabeleceram um governo de unidade nacional, endossando uma reconciliação muito frágil depois de anos de discussões.

Fatah é o principal componente da Autoridade Palestina, que administra as áreas autônomas da Cisjordânia. Hamas controla a Faixa de Gaza desde 2007.

O Egito tem tradicionalmente desempenhado um papel de mediador entre Israel e o Hamas, mas a situação ficou complicada pela destituição do presidente Mohamed Mursi, próximo do Hamas, e a proibição do movimento islâmico palestino no Egito.

Acompanhe tudo sobre:Autoridade PalestinaConflito árabe-israelenseFaixa de GazaHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia