Mundo

Déficit orçamentário da Grécia deve chegar a 10% do PIB

A economia grega pode encolher mais de 6% este ano, também acima da estimativa de uma contração de 5,5%, segundo a mesma fonte do governo local

A falta de um combate mais agressivo à corrupção levaram o país a uma recessão sem precedentes (Christopher Furlong/Getty Images)

A falta de um combate mais agressivo à corrupção levaram o país a uma recessão sem precedentes (Christopher Furlong/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2011 às 09h41.

Londres - O déficit orçamentário da Grécia deve atingir cerca de 10% do PIB este ano, acima da meta já revisada de 9%, segundo informou uma importante autoridade do governo. Essa fonte disse ainda que a economia grega pode encolher mais de 6% este ano, também acima da estimativa de uma contração de 5,5%.

"Nós tivemos um sério problema na arrecadação de impostos, pois muitas pessoas não conseguiram pagar os impostos mais elevados", disse a autoridade, que tem conhecimento direto do planejamento econômico do governo. "Em 2012, nós vamos entrar no quinto ano de recessão e há dúvidas se voltaremos a crescer em 2013. Não há crescimento, os bancos não estão emprestando, o desemprego está crescendo e as pessoas só gastam com comida. O mercado está totalmente seco", comentou.

Apesar de dois anos de duras medidas de austeridade e da rígida fiscalização da chamada troica de inspetores internacionais (formando pela Comissão Europeia, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu), a Grécia não tem conseguido atingir as metas de déficit.

Os cortes de gastos, os atrasos na implementação de reformas econômicas importantes (incluindo privatizações) e a falta de um combate mais agressivo à corrupção levaram o país a uma recessão sem precedentes. "A previsão é que o PIB encolha 2,8% em 2012, no quinto ano de recessão. Isso nunca aconteceu antes em um país do mundo desenvolvido", comentou a autoridade. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame