Mundo

Déficit na Grécia cai 39,7% entre janeiro e julho

Atenas - A Grécia conseguiu reduzir seu déficit público em 39,7% nos primeiros sete meses do ano, segundo dados antecipados hoje em Atenas pelo Ministério das Finanças do país. Com esses números, o Governo chegou até a melhorar ligeiramente os objetivos estabelecidos pela comunidade internacional para o desembolso de assistência financeira ao país, o mais […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2010 às 10h07.

Atenas - A Grécia conseguiu reduzir seu déficit público em 39,7% nos primeiros sete meses do ano, segundo dados antecipados hoje em Atenas pelo Ministério das Finanças do país.

Com esses números, o Governo chegou até a melhorar ligeiramente os objetivos estabelecidos pela comunidade internacional para o desembolso de assistência financeira ao país, o mais afetado pela crise na zona do euro.

Segundo dados preliminares apresentados hoje, o déficit público da Grécia entre janeiro e julho foi de 12,097 bilhões de euros, frente aos 20,05 bilhões de euros do mesmo período de 2009.

A União Europeia (UE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial exigiram de Atenas reduzir o déficit em 39,5%. Para conseguir essa redução, o Governo grego cortou os salários dos funcionários públicos 10%.

No entanto, continuam os problemas na hora de arrecadar impostos, cujo montante total está muito abaixo do objetivo estabelecido, que exige um aumento de 13,7%.

Apesar dos esforços lançados pelo Executivo de melhorar a arrecadação, as receitas subiram apenas 4,1% entre janeiro e julho, reconheceu o Ministério das Finanças.

Leia mais notícias sobre a Grécia

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaDéficit públicoEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem