Mundo

Dalai Lama diz que Putin quer reconstruir o Muro de Berlim

"Nós nos acostumamos com o fato de que o Muro de Berlim caiu. Agora o presidente Putin parece querer reconstruí-lo", disse em entrevista a um jornal alemão


	Dalai Lama diz que Putin é muito egocêntrico
 (Nicholas Kamm/AFP/AFP)

Dalai Lama diz que Putin é muito egocêntrico (Nicholas Kamm/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2014 às 13h40.

O Dalai Lama criticou neste domingo, em entrevista à imprensa alemã, o presidente russo Vladimir Putin, a quem chamou de egocêntrico e atribuiu a vontade de "reconstruir o Muro de Berlim" com o atual conflito no leste da Ucrânia.

"Sua atitude é: 'eu, eu, eu'", afirmou o líder espiritual tibetano em uma longa entrevista ao jornal dominical Welt am Sonntag, na qual recorda que o dirigente russo foi presidente e primeiro-ministro antes de voltar à chefatura de Estado.

"É demais. É muito egocêntrico", considerou o Prêmio Nobel da Paz, de visita a Hamburgo (norte da Alemanha).

"Nós nos acostumamos com o fato de que o Muro de Berlim caiu. Agora o presidente Putin parece querer reconstruí-lo. Mas agindo assim, prejudica seu país. O isolamento é um suicídio para a Rússia", acrescentou.

O Dalai Lama assegurou que China e Rússia representam situações diferentes. "A China quer fazer parte do sistema político mundial e está pronta para aceitar as regras internacionais em longo prazo".

"Tenho a impressão de que isso não conta para a Rússia ou para o presidente Putin nesse momento", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

PIB da Argentina cresce menos do que o esperado antes das eleições de meio de mandato

Pentágono diz que China ativou mais de 100 mísseis intercontinentais em novos silos

As 10 estradas mais perigosas do mundo

Quais são os países mais ricos do mundo em 2025? EUA não está no top 5