Exame Logo

Dados mostram queda do ritmo de recuperação no Japão

Tóquio - Sinais de que a recuperação econômica do Japão pode estar perdendo ritmo emergiram hoje após a divulgação de queda do indicador de investimento futuro das empresas, queda da mais ampla medida do comércio do país e do nível de empréstimos bancários. O núcleo das encomendas de maquinários, que exclui o setor de navegação […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Tóquio - Sinais de que a recuperação econômica do Japão pode estar perdendo ritmo emergiram hoje após a divulgação de queda do indicador de investimento futuro das empresas, queda da mais ampla medida do comércio do país e do nível de empréstimos bancários.

O núcleo das encomendas de maquinários, que exclui o setor de navegação e elétrico e é um sinalizador dos investimentos de capital das empresas, recuou 9,1% em maio, a maior retração desde agosto de 2008. Foi a primeira queda do índice em três meses e segue-se a um aumento de 4% em abril. Economistas esperavam recuo de 3% no núcleo das encomendas.

Veja também

Embora o dado sobre encomendas seja volátil e a queda de maio não deva mudar as expectativas de continuidade na recuperação gradual da economia japonesa, alguns economistas dizem que o fortalecimento do iene pode levar as empresas, a investir menos.

Já o Ministério das Finanças disse que o superávit em conta corrente do Japão caiu 8,1% em maio, em base anual, para 1,205 trilhão de ienes, refletindo queda das exportações, em parte em consequência da desaceleração dos efeitos das medidas de estímulo econômico no exterior. A previsão era alta de 0,8% no superávit, para 1,32 trilhão de ienes. Em abril, o superávit havia crescido 88%, para 1,242 trilhão de ienes. O superávit comercial cedeu em maio pela primeira vez no ano, em 0,6% para 391 bilhões de ienes. As exportações subiram ao menor ritmo em cinco meses.

Os empréstimos bancários, excluindo uniões de crédito, caíram 2,1%, em base anual, em junho, após cederem ao mesmo porcentual em maio, disse o Banco do Japão As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosJapãoPaíses ricosPIB

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame