Mundo

Curdos preparam declaração de nova região autônoma na Síria

As forças curdo-sírias expulsaram em 15 de junho os combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) de Tel Abiad, que controlavam a cidade


	Combatentes curdos em Kobane, de onde expulsaram o Estado Islâmico: a expectativa é que a criação da nova região autônoma seja declarada oficialmente após encontro
 (Yasin Akgul/AFP)

Combatentes curdos em Kobane, de onde expulsaram o Estado Islâmico: a expectativa é que a criação da nova região autônoma seja declarada oficialmente após encontro (Yasin Akgul/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 10h04.

Beirute - As autoridades curdas preparam a declaração de uma nova região autônoma no norte da Síria, que pode ser anunciada ainda nesta quarta-feira, na região fronteiriça de Tel Abiad, no norte da província de Al Raqqa.

A principal formação política curdo-síria, o Partido da União Democrática (PYD), informou em seu site do início de uma reunião do Conselho de Notáveis de Tel Abiad para anunciar a criação de uma administração autônoma nesta área, cujo nome em curdo é "Kuri Sabi".

Participaram do encontro uma delegação procedente de Kobani, outro dos enclaves curdos da Síria, e membros do Escritório de Relações e Organização das Unidades de Proteção do Povo (milícias curdo-sírias), representantes dos grupos rebeldes de Al Raqqa e grupos da sociedade civil.

A reunião foi inaugurada com um discurso de um integrante do Comitê Executivo do Movimento de Sociedade Democrática de Tel Abiad, Farhad Dirk, que destacou que esta reunião "é um passo histórico para construir Tel Abiad e a Síria".

Ele descreveu Tel Abiad como um "exemplo em miniatura da Síria, porque nela vivem todos os componentes da sociedade, e deve ser um modelo de coexistência pacífica entre todas as pessoas" do país.

"Qualquer plano de mercenários que quiserem semear a discórdia fracassará se a sociedade se unir para criar a região e desenvolver todos os aspectos da vida", ressaltou.

A expectativa é que a criação da nova região autônoma seja declarada oficialmente após o encontro.

As forças curdo-sírias expulsaram em 15 de junho os combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) de Tel Abiad, que controlavam a cidade, que fica na fronteira com a Turquia, no norte da província síria de Al Raqqa, o principal bastião do EI na Síria.

Assim que for declarada a administração autônoma curda, Tel Abiad se unirá aos enclaves de Kobani e Afrin, na província de Aleppo, e de Al Jazeera, que fica em Al Hasaka, onde os curdos proclamaram governos regionais autônomos em janeiro de 2014.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoGuerrasSíria

Mais de Mundo

Daniel Noboa, presidente do Equador, será candidato a reeleição em 2025

3 pontos das primárias em Michigan que podem apontar os rumos das eleições nos EUA

Venezuela: oposição denuncia prisão de dois dirigentes e diz que "escalada de repressão deve parar"

Maduro receberá 'salvo-condutos' para deixar poder na Venezuela, diz líder da oposição

Mais na Exame