Mundo

Culturas de todo o mundo enchem ruas de Lisboa de arte

Evento está na quinta edição e reúne artistas de Brasil, Angola, Índia, Itália e Cabo Verde, e as expressões de seus imigrantes dos bairros lisboetas


	Rua de Lisboa: "Lisboa tem uma história de miscigenação e tem mudado tão rapidamente que nem conseguimos ver. Queremos mostrar um pouco dessa mistura", explicou um dos organizadores do festival
 (Miguel/Wikimedia Commons)

Rua de Lisboa: "Lisboa tem uma história de miscigenação e tem mudado tão rapidamente que nem conseguimos ver. Queremos mostrar um pouco dessa mistura", explicou um dos organizadores do festival (Miguel/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 17h56.

Lisboa - Sem votos nem regras e com a arte de rua como única constituição, o festival "Todos" transforma até domingo Lisboa em uma versão cultural da Assembleia da ONU com dezenas de nacionalidades unidas pela música, pelo teatro e pela gastronomia.

O evento, que está na quinta edição, reúne artistas de Brasil, Angola, Índia, Itália e Cabo Verde, e as expressões de seus imigrantes dos bairros lisboetas.

"Lisboa tem uma história de miscigenação e tem mudado tão rapidamente que nem conseguimos ver. Queremos mostrar um pouco dessa mistura", explicou hoje a Agência Efe um dos organizadores do festival, o italiano Giacomo Scalisi.

Esta mudança é marcada por um dos símbolos permanentes do festival, a Orquestra Todos, projeto com treze músicos de vários países, que este ano gravou seu primeiro disco e participa do Rock in Rio e do Festival Músicas do Mundo, em Sines.

Destaca-se na programação a apresentação da fadista Amália Rodrigues, cantando seus sucessos e contando histórias, como a do seu amor pela música brasileira e do papagaio que a desafiava em seus ensaios.

No parlamento vai ser encenada a obra "Kohlaas", baseada no romance alemão "Michael Kohlaas" sobre justiça, lei e poder, dirigida pelo italiano Marco Baliani.

No majestoso Palácio de São Bento, será possível ouvir a fanfarra de Jaipur Maharaja, "big band" do oeste de Índia.

A festa tem ainda instalações artísticas e uma rota pelas diferentes religiões e templos do bairro da cidade. 

Acompanhe tudo sobre:ArteONULisboa

Mais de Mundo

Irã reage à fala de Trump sobre intervenção após protestos: 'ameaça'

Groenlândia pede reunião com EUA após Trump citar anexação da ilha

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump