Cuba prestará homenagem a Chávez

Autoridades cubanas convocaram a população a prestar uma "homenagem póstuma" ao presidente venezuelano nas principais praças do país

Havana - Autoridades cubanas convocaram a população a prestar uma "homenagem póstuma" ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, nas principais praças do país, da mesma forma como se despediram de líderes históricos do regime cubano, informou a imprensa local.

"Em meio a uma profunda dor e consternação pelo falecimento do querido presidente venezuelano Hugo Rafael Chávez Frías, amanhã, quinta-feira, entre as 8 horas da manhã e as 8 da noite, nosso povo prestará sentida e patriótica homenagem ao amado líder da Revolução Bolivariana", indicou o governo em um breve comunicado.

O texto, publicado nos dois jornais governamentais, Granma e Juventude Rebelde, ressaltou que "o Memorial José Martí (na Praza da Revolução de Havana) será o principal local de concentração".

"Em todas as capitais provinciais e na Ilha da Juventude, a população também prestará a homagem de respeito e carinho ao inesquecível Comandante", acrescentou.

Falecidos líderes cubanos, como o comandante da Revolução Juan Almeida (setembro de 2009) e Vilma Espín, a esposa do atual presidente Raúl Castro (junho de 2007), a maior líder feminina do país, receberam homenagens de igual importância no país.

Nas duas ocasiões, retratos dos falecidos foram expostos nas principais praças do país, em meio à coroas de flores, e longas filas de pessoas desfilaram diante deles para lhes dar um último adeus.

Um comunicado oficial cubano, emitido na terça-feira à noite, ressaltou que "Chávez também é cubano! Sentiu em sua carne as nossas dificuldades e problemas, e fez o seu melhor, com extraordinária generosidade".

O texto acrescentou que Chávez "acompanhou Fidel (Castro) como um verdadeiro filho e sua amizade com Raul (Castro) era cativante".

O Conselho de Estado de Cuba decretou três dias de luto oficial: quarta-feira e quinta-feira, e nacional na sexta-feira.

As bandeiras cubanas amanheceram a meio mastro em todos os edifícios públicos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.