Donald Trump: "Grande VITÓRIA para a segurança fronteiriça e para a lei" (Kevin Lamarque/Reuters)
Reuters
Publicado em 26 de julho de 2019 às 20h32.
A Suprema Corte dos Estados Unidos garantiu nesta sexta-feira uma vitória ao presidente Donald Trump, permitindo que o governo redirecione 2,5 bilhões de dólares de uma verba aprovada pelo Congresso ao Pentágono para ajudar na construção do prometido muro na fronteira entre os EUA e o México, ainda que parlamentares se recusem a fornecer os recursos.
A corte, de maioria conservadora, revogou por 5 votos a 4 a decisão de um juiz federal da Califórnia que proibia o presidente republicano de utilizar o dinheiro, baseado no fato de que o Congresso não autorizou o fundo especificamente para ser gasto no projeto do muro, que tem oposição feroz dos democratas e do governo mexicano.
"Uau! Grande VITÓRIA quanto ao muro. A Suprema Corte dos Estados Unidos reverte a liminar de corte menor, permite que o muro na fronteira sul siga em frente. Grande VITÓRIA para a segurança fronteiriça e para a lei!", tuitou Trump minutos após a decisão da corte.
Wow! Big VICTORY on the Wall. The United States Supreme Court overturns lower court injunction, allows Southern Border Wall to proceed. Big WIN for Border Security and the Rule of Law!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 26, 2019
Em breve explicação da decisão, a corte disse que o governo "fez uma demonstração suficiente" de que os grupos contestando a decisão não possuíam base para um processo legal.