Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Coronavírus: Casos sobem e óbitos caem nos EUA; China bloqueia cidades

Autoridades na China pediram a moradores de Shijiazhuang e Xingtai, ao sul de Pequim, para ficarem em casa por sete dias para conter um possível surto da doença

Modo escuro

Coronavírus (BlackJack3D/Getty Images)

Coronavírus (BlackJack3D/Getty Images)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de janeiro de 2021 às, 08h55.

Última atualização em 9 de janeiro de 2021 às, 08h57.

Os Estados Unidos tiveram um aumento nos novos casos de covid-19 na sexta-feira, 280.204, contra 280.229 vistos na quinta-feira, mas os óbitos por conta da doença recuaram do patamar recorde visto há dois dias. Fotam 3.534 mortes registradas ontem, ante 4.194 nas 24 horas anteriores, de acordo com os dados mais recentes do levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, em Maryland.

O número de hospitalizações também caiu na sexta-feira, a 131.889, segundo o Covid Tracking Project, mas o número de pacientes americanos em unidades de terapia intensiva bateu novo recorde, com 23.886. No total, os EUA registram 21.870.427 casos de covid-19, com 368.908 mortes.

Autoridades na China pediram a moradores de Shijiazhuang e Xingtai, ao sul de Pequim, a ficarem em casa por sete dias para conter um possível surto da doença após mais de 300 casos positivos na região nesta última semana. Para entrar na capital, habitantes das duas cidades terão que provar que trabalham lá e mostrar um teste negativo. O governo também anunciou neste sábado que vacinas contra a covid-19 serão grátis para a população chinesa. O país já registrou 96.562 casos totais do novo coronavírus, com 4.789 mortes.

Um dia após o governo do Japão declarar Estado de emergência na capital Tóquio e em regiões adjacentes, outros governadores, como de Osaka, Kyoto e Hyogo, enviaram pedidos a Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pelas ações do país contra a pandemia, para fazer o mesmo em seus territórios em meio ao aumento de internações por conta da doença. A capital registrou 2.268 novos casos na sexta-feira, terceiro dia consecutivo acima da marca de 2 mil. O Japão já registra 281.649 casos da doença, sendo 3.763 óbitos.

A Rússia registrou 23.309 novos casos do novo coronavírus na sexta-feira, o menor número desde o dia 18 de novembro, mas os óbitos subiram de 454 na quinta-feira para 470, de acordo com as autoridades sanitárias locais. O total de casos no país chega a 3.379.103, com 61.381 óbitos.

De acordo com o levantamento mais recente da Universidade Johns Hopkins, o mundo já registra 88.969.386 casos de covid-19 e 1.915.540 mortes.

*Com informações da Associated Press, Dow Jones Newswires, Kyodo e TASS

Últimas Notícias

ver mais
Sumiço de autoridades na China: o que pode estar por trás dos recentes acontecimentos?
Mundo

Sumiço de autoridades na China: o que pode estar por trás dos recentes acontecimentos?

Há 7 horas
Greve contra montadoras nos EUA cresce e mais 5 mil trabalhadores aderem; Ford é poupada
Mundo

Greve contra montadoras nos EUA cresce e mais 5 mil trabalhadores aderem; Ford é poupada

Há 7 horas
Polônia diz ter sido mal-interpretada sobre suspensão do envio de armas à Ucrânia
Mundo

Polônia diz ter sido mal-interpretada sobre suspensão do envio de armas à Ucrânia

Há 11 horas
Eleições na Argentina: incerteza prevalece em meio a subsídios e "motosserra"
Mundo

Eleições na Argentina: incerteza prevalece em meio a subsídios e "motosserra"

Há 12 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais