Mundo

Coreias celebram primeira reunião de alto nível em sete anos

Delegações da Coreia do Norte e da Coreia do Sul iniciaram uma rodada de negociações, a primeira de alto nível desde 2007

Park Geun-Hye, presidente da Coreia do Sul: temas do encontro não foram revelados (Sebastien Bozon/AFP)

Park Geun-Hye, presidente da Coreia do Sul: temas do encontro não foram revelados (Sebastien Bozon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 08h12.

Seul - As delegações da Coreia do Norte e da Coreia do Sul iniciaram nesta quarta-feira uma rodada de negociações, a primeira de alto nível desde 2007, que pode marcar o início de uma cooperação entre os dois países que são inimigos há décadas.

Os temas do encontro não foram revelados, mas a reunião, que acontece na cidade de fronteira de Panmunjom, deve abordar questões importantes, como o programa para reunir as famílias separadas pela guerra da Coreia (1950-1953), informou o ministério sul-coreano para a Unificação.

A delegação do Sul é liderada pelo diretor do Conselho de Segurança Nacional, Kim Kyou-hyun, que explicou que o primeiro objetivo é garantir o cumprimento do programa de programa de reunião de famílias, previsto para entre 20 e 25 de fevereiro.

Em setembro, o Norte decidiu cancelar no último minuto uma série de reuniões familiares que haviam sido coordenadas com o Sul.

O regime comunista do Norte deve pedir mais uma vez a anulação das manobras militares conjuntas anuais entre Estados Unidos e a Coreia do Sul, programadas para a partir de 24 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDiplomacia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame