Mundo

Coreia do Sul e China ratificarão acordo até fim do ano

Os dois países asiáticos prometeram ratificar acordo de livre comércio, para colocá-lo em vigor até o fim do ano


	O presidente da China Xi Jinping e a presidente da Coreia do Sul Park Geun-Hye: acordo comercial entre os dois países pode ser alvo da oposição sul-coreana
 (Chung Sung-Jun/Getty Images)

O presidente da China Xi Jinping e a presidente da Coreia do Sul Park Geun-Hye: acordo comercial entre os dois países pode ser alvo da oposição sul-coreana (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2015 às 10h47.

Seul - O presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, prometeram neste sábado comprometimento com a ratificação de um acordo de livre comércio entre os países para colocá-lo em vigor até o fim do ano, disse o gabinete de Park.

O Parlamento sul-coreano começou a revisar o acordo, que pode ser alvo de críticas da oposição liberal, preocupada com o impacto da abertura de mercado para a agricultura e os pescados da China.

O Congresso Nacional do Povo da China também precisa aprovar o acordo.

O acordo, verbalizado no ano passado e assinado em junho, eliminará tarifas dos 73 bilhões de dólares que a Coreia do Sul exporta para a China e dos 42 bilhões de dólares de suas importações da China. A China é o maior parceiro comercial da Coreia do Sul. Já os vizinhos são o terceiro maior parceiro chinês.

A Coreia do Sul disse que a China acordou neste sábado a elevação em 50 por cento da sua cota de investimentos nas ações e no mercado de títulos chineses.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioCoreia do Sul

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA