Mundo

Coreia do Norte sinaliza disposição para normalizar relação com Japão

O líder norte-coreano transmitiu o desejo do Japão de normalizar os laços com a Coreia do Norte, depois de resolver questões do passado

Kim Jong Un: o Japão diz que a Coreia do Norte sequestrou pelo menos 17 cidadãos japoneses na década de 1970 e de 1980 (KCNA/ Reuters/Reuters)

Kim Jong Un: o Japão diz que a Coreia do Norte sequestrou pelo menos 17 cidadãos japoneses na década de 1970 e de 1980 (KCNA/ Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de abril de 2018 às 10h12.

Seul - O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, está disposto a discutir a normalização das relações com o Japão. O gabinete do presidente Moon Jae-in diz que Moon passou a informação ao primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Moon disse a Abe que ele transmitiu o desejo do Japão de normalizar os laços com a Coreia do Norte, depois de resolver questões do passado. O gabinete de Moon diz que Kim respondeu que ele está disposto a negociar com o Japão.

O gabinete não forneceu detalhes específicos, mas Abe teria dito que Moon abordou o sequestro de cidadãos japoneses, durante a reunião com Kim.

O Japão diz que a Coreia do Norte sequestrou pelo menos 17 cidadãos japoneses na década de 1970 e de 1980 para treinar seus agentes na língua e cultura japonesas, a fim de espionar a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte reconheceu ter sequestrado 13 japoneses nos anos 70. O país permitiu que cinco deles visitassem o Japão em 2002 e eles ficaram.

A Coreia do Norte diz que outros oito morreram, mas suas famílias dizem que a declaração não se pode confiar na declaração da Coreia do Norte.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulJapão

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA