Mundo

Coreia do Norte reconstrói estação para lançamento de mísseis

Imagens de satélites desmentem declaração de Kim Jogn-un que afirmou que desativaria a base

Base coreana: imagens de satélite desmentem líder do país asiático (HANDOUT/CSIS/Beyond Parallel/DigitalGlobe 2019/Reuters)

Base coreana: imagens de satélite desmentem líder do país asiático (HANDOUT/CSIS/Beyond Parallel/DigitalGlobe 2019/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de março de 2019 às 08h50.

Última atualização em 17 de junho de 2020 às 14h58.

Seul - Imagens por satélite analisadas nesta quarta-feira (data local) por especialistas mostram a reconstrução parcial da base de mísseis de Sohae, na Coreia do Norte, contrariando o anúncio de Kim Jong-un de que ela seria desativada.

O material analisado, capturado no último sábado, dois dias depois da cúpula entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostra que o regime norte-coreano começou a reconstruir a plataforma de lançamento e o local de teste de motores de mísseis.

As imagens, analisadas separadamente pelo Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS) e pelo site "38north", ambos com sede em Washington, mostram guindastes em construção, veículos e vários equipamentos no entorno da base antes desativada.

Na área de lançamento, os especialistas notaram que a estrutura para o transporte de mísseis está sendo reconstruída na base, que fica no noroeste do país, perto da fronteira com a China.

A Coreia do Norte começou a desativar a base de Sohae em junho do ano passado, pouco depois da primeira cúpula entre Kim e Trump.

Apesar de o regime norte-coreano não ter se comprometido a desmantelar Sohae por escrito, Trump afirmou que o próprio Kim prometeu que desativaria a base. O gesto foi visto como uma pré-disposição para avançar na desnuclearização do país.

Não se sabe por que Kim decidiu reconstruir a estrutura nem a data exata que os trabalhos de reconstrução recomeçaram.

Os analistas do CSIS afirmaram que o movimento pode indicar um desafio da Coreia do Norte aos EUA após Trump negar o fim das sanções contra o país exigido por Kim na cúpula do Vietnã.

Os dois governos divulgaram versões diferentes sobre as propostas feitas na reunião, mas o encontro deixou claro que há grandes divergências entre as partes. Trump decidiu encerrar a cúpula de forma abrupta, mas a Casa Branca afirmou que o presidente planeja se encontrar outra vez com o líder norte-coreano em breve.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteKim Jong-unMísseis

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem