Coreia do Norte ameaça atacar alvos da Marinha sul-coreana

Aviso do governo norte-coreano foi feito em meio à temporada anual de pesca de caranguejo, que termina em junho

Seul – Os militares da Coreia do Norte alertaram nesta sexta-feira para “ataques sem aviso prévio a alvos” da Marinha sul-coreana, acusando a Coreia do Sul de violar suas águas territoriais ao largo da costa oeste da península, palco de confrontos navais letais no passado.

O aviso do governo norte-coreano foi feito em meio à temporada anual de pesca de caranguejo, que termina em junho nas águas ao largo da costa oeste da península coreana.

As forças navais das duas Coreias se enfrentaram durante o mesmo mês em 1999 e 2002, o que resultou na morte de dezenas de marinheiros em ambos os lados.

Em março de 2010, um navio da Marinha sul-coreana foi atingido por um torpedo e afundou ao largo da costa oeste, causando a morte de 46 marinheiros.

O governo sul-coreano responsabilizou o Norte, que negou qualquer participação.

“A partir deste momento em diante, não haverá anúncios prévios de ataques seletivos contra navios da Marinha fantoche que violam a nossa fronteira marítima militar nas águas agitadas a oeste da costa”, disse a agência de notícias norte-coreana KCNA, citando uma declaração do comando militar.

A Coreia do Norte contesta a fronteira marítima ao largo da costa oeste, qualificando como ilegal a chamada Linha de Limite do Norte definida no final da Guerra da Coreia (1950-1953).

Um oficial do Estado Maior Conjunto das forças da Coreia do Sul definiu a ameaça da Coreia do Norte como “insana” e afirmou que os navios da sua Marinha não cruzaram a fronteira marítima nenhuma vez desde o fim da guerra.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.