Mundo

Coreia do Norte acusa EUA de ameaça e intimidação

A missão norte-coreana na ONU exortou os estados-membros a "reconsiderar" a aplicação das sanções adotadas pelo Conselho de Segurança

Coreia do Norte: os Estados Unidos ameaçaram impor sanções a terceiros países que mantenham acordos comerciais com a Coreia do Norte (KCNA/Reuters)

Coreia do Norte: os Estados Unidos ameaçaram impor sanções a terceiros países que mantenham acordos comerciais com a Coreia do Norte (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 12 de maio de 2017 às 21h47.

A Coreia do Norte acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de usar ameaças e intimidação para obrigarpaíses das Nações Unidas a implementar sanções contra Pyongyang, descrevendo esta campanha como uma "loucura histérica".

A missão norte-coreana na ONU exortou os estados-membros a "reconsiderar" a aplicação das sanções adotadas pelo Conselho de Segurança, questionando sua legalidade.

A declaração foi realizada após uma série de reuniões celebradas pelo Comitê de Sanções da ONU com grupos regionais para alentar os países a reforçar a implementação de duas resoluções de sanções adotadas no ano passado.

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de recorrer a "todos os esquemas concebíveis" para alentar os países a aplicar sanções, "inclusive intimidando outros na implementação e ameaçando abertamente com fortes medidas que poderão enfrentar por parte dos EUA", assinala o comunicado.

Os Estados Unidos ameaçaram impor sanções a terceiros países que mantenham acordos comerciais com a Coreia do Norte e que violem restrições impostas por resoluções da ONU.

O Comitê de Sanções, conduzido pela Itália, manteve reuniões com países de cada grupo regional na ONU para pressioná-los a apresentar informes sobre como estão implementando tais medidas.

A missão de Pyongyang acusou o Comitê de alentar sanções contra negócios como restaurantes de proprietários norte-coreanos, argumentando que isto era "expandir a interpretação" das resoluções.

Washington e o Comitê de Sanções da ONU estão "parecendo tontos diante da comunidade internacional por sua loucura histérica sobre as sanções", diz a nota de Pyongyang.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA