Mundo

Consumo de etanol no Brasil cai pela 1ª vez desde 2003

O consumo total de etanol no Brasil em 2010 ficou em 22,16 bilhões de litros, ante 22,82 bilhões em 2009

Os elevados preços do açúcar no mercado internacional fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool (DIVULGACAO)

Os elevados preços do açúcar no mercado internacional fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool (DIVULGACAO)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 19h06.

Rio de Janeiro - O consumo total de etanol no Brasil em 2010 caiu 2,9% ante o ano anterior, a primeira queda anual desde 2003, com consumidores reduzindo o uso do biocombustível e preferindo a gasolina, economicamente mais vantajosa no período.

De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (15) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o consumo total de etanol no Brasil em 2010 ficou em 22,16 bilhões de litros, ante 22,82 bilhões em 2009.

Já o consumo de gasolina C, aquela já acrescida de etanol anidro, subiu 17,5% em 2010, para 29,84 bilhões de litros.

Segundo a ANP, os elevados preços do açúcar no mercado internacional, os maiores em 30 anos, fizeram com que as usinas aumentassem a produção do adoçante, reduzindo o volume de cana destinado ao álcool e, consequentemente, provocando um aumento no valor do biocombustível no varejo.

O consumo de etanol em vez da gasolina só compensa economicamente para o consumidor quando o valor do álcool é de, no máximo, 70% do preço da gasolina."A queda do álcool se deve à conjuntura internacional, com uma demanda maior por açúcar.

Teve a Índia, com uma demanda maior pelo segundo ano consecutivo, por conta da seca. E há uma movimentação natural do mercado de mudar a produção de etanol para o açúcar", afirmou a jornalistas Allan Kardec, diretor da ANP.

Para o próximo ano, no entanto, ele acredita que o consumo de etanol vai se recuperar, porque as perspectivas para a próxima safra de cana-de-açúcar do Brasil são satisfatórias.

A ANP informou que o consumo global de combustíveis no Brasil em 2010 apresentou um crescimento de 8,4% na comparação com o ano anterior, impulsionado pelo crescimento da economia.

"Esse é um número extraordinário e surpreendente", afirmou Kardec. "Não esperávamos um número tão grande. Aguardávamos um número perto de 7%, mais colado com o PIB", acrescentou.

O consumo de óleo diesel, por exemplo, cresceu 11,2% no ano passado, ante 2009.

Para 2011, a ANP estima que o consumo de combustíveis cresça 7%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBiocombustíveisCombustíveisCommoditiesDados de BrasilEnergiaEtanol

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos