Mundo

Consumo de energia no País cresce 4% em novembro

Maior alta em novembro foi registrada pela classe industrial, com aumento de 6,2% na comparação com novembro de 2009

Consumo de energia: Classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País

Consumo de energia: Classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2010 às 13h49.

São Paulo - O consumo nacional de energia elétrica atingiu a marca de 35,3 mil gigawatts-hora (GWh) em novembro, alta de 4% com relação ao mesmo período do ano anterior. A informação consta da Resenha Mensal de Energia Elétrica, divulgada hoje pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No acumulado de janeiro a novembro deste ano, o consumo de energia cresceu 8,1%.

Segundo a EPE, a maior alta em novembro foi registrada pela classe industrial, com aumento de 6,2% na comparação com novembro de 2009. Os técnicos da EPE, porém, dizem que a taxa sofreu influência da baixa base de comparação no ano passado, o último mês com taxa negativa de crescimento do consumo industrial.

Já as classes comercial e residencial apresentaram crescimentos menores, por conta das temperaturas mais amenas no País, em comparação com o quente mês de novembro de 2009. O segmento residencial registrou alta de 3,9% no mês passado. No Rio de Janeiro, que sofreu muito com o calor no ano passado, o consumo de energia pelas residências caiu 7,2%.

No caso do segmento comercial, o consumo de energia cresceu apenas 1%, em média, no País. Também nesse caso, houve forte queda no Rio de Janeiro, de 6,8%. A resenha da EPE destaca o crescimento do consumo residencial da região Nordeste, que apresenta alta acumulada de 12,3% entre janeiro e novembro. Segundo o documento, uma das razões é a migração de consumidores contemplados pelo programa Luz para Todos para faixas mais altas de consumo.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConsumoDados de Brasil

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga