Mundo

Consumo de energia no Brasil sobe 3,9% no trimestre

Maior contribuição veio do segmento residencial, cuja forte demanda é atribuída à expansão da posse e ao maior uso de eletrodomésticos


	Torres de energia elétrica: residências aumentaram o consumo de eletricidade em 6,9% no trimestre, com expansão de 3,5% na base de consumidores
 (Guang Niu/Getty Images)

Torres de energia elétrica: residências aumentaram o consumo de eletricidade em 6,9% no trimestre, com expansão de 3,5% na base de consumidores (Guang Niu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 15h33.

São Paulo - O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 3,9 por cento, sendo que a maior contribuição para a alta veio do segmento residencial cuja forte demanda é atribuída à expansão da posse e ao maior uso de eletrodomésticos nos domicílios, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta quarta-feira.

As residências aumentaram o consumo de eletricidade em 6,9 por cento no trimestre, com expansão de 3,5 por cento na base de consumidores atingindo 63 milhões de unidades em setembro. O consumo médio de energia das residências, atualmente, está em 162 quilowatts-hora (kWh) mês -- crescimento de 2,9 por cento no período.

"A linha de financiamento concedida pelo Programa Minha Casa Melhor lançado em junho de 2013 pelo governo federal, e direcionada aos beneficiários do programa favoreceu a aquisição de novos eletrodomésticos no trimestre e, consequentemente, o seu uso nos domicílios", informou a EPE na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

Já a indústria teve elevação de 1,1 por cento de consumo de energia no trimestre, mas a variação na taxa anual ainda é nula.

O maior crescimento do consumo industrial foi verificado foi no Centro-Oeste, de 12,9 por cento, com a expansão do setor de minerais não-metálicos em Mato Grosso e da metalurgia de não-ferrosos em Goiás contribuindo para a aceleração, entre outros fatores.

O Norte apresentou aumento de 0,9 por cento no consumo industrial, no Sudeste houve queda de 0,6 por cento, no Nordeste uma redução de 0,5 por cento e no Sul uma alta de 5 por cento.

Em setembro, o consumo de eletricidade no Brasil subiu 2,7 por cento ante mesmo mês de 2012, para 38.682 gigawatts-hora (GWh), sendo que a indústria registrou queda de 0,1 por cento, as residências elevaram a demanda em 5,7 por cento e o comércio aumento o consumo em 4,3 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Kamala Harris acelera em busca de votos nos estados indecisos

'Não quero usar o termo guerra civil, mas temo muito', diz Amorim sobre crise venezuelana

Com vices definidos, campanhas nos EUA iniciam maratona de comícios em estados decisivos

Argentina reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela

Mais na Exame