Constituinte venezuelana aprova orçamento de US$ 10 bilhões
O vice-presidente entregou o orçamento à direção da ANC, os constituintes, todos pró-governo de Nicolás Maduro, votaram pela aprovação do orçamento
Maduro: com este orçamento o governo pretende atribuir 72,5% ao investimento social (Ueslei Marcelino/Reuters)
30 de novembro de 2017, 18h53
Caracas - A Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela (ANC) aprovou nesta quinta-feira o orçamento do ano fiscal de 2018 de 36 trilhões de bolívares, ou cerca de US$ 10 bilhões, segundo a taxa oficial de câmbio mais alta, que é de 3.345 bolívares por dólar.
Em uma sessão na qual o vice-presidente do governo, Tareck El Aissami, entregou o orçamento à direção da ANC, os constituintes, todos pró-governo de Nicolás Maduro, votaram pela aprovação do orçamento.
Aissami apresentou o projeto de orçamento à ANC, e não à Assembleia Nacional (AN, Parlamento), de maioria opositora e que foi declarada em desacato pelo Poder Judiciário e afastada de suas funções legislativas pelo órgão plenipotenciário.
A Constituição da Venezuela obriga o Poder Executivo a apresentar ao Parlamento o orçamento da nação do ano seguinte antes de 15 de outubro do ano anterior.
No último dia 13 de outubro, o governo informou que tinha apresentado o projeto de lei de orçamento por um trâmite interno. No entanto, só hoje um representante do governo, neste caso El Aissami, apresentou publicamente o documento.
"Viemos expor a esta plenipotenciária Assembleia Nacional Constituinte e ao país o projeto de orçamento da República Bolivariana da Venezuela para o ano fiscal de 2018", disse Aissami na sessão parlamentar.
Segundo o vice-presidente, com este orçamento o governo pretende atribuir 72,5% ao investimento social "para causar impacto em aspectos tão importantes como a erradicação da pobreza, o fortalecimento das missões e das grandes missões" e o "reforço" do programa de fornecimento de alimentos CLAP e na saúde, entre outros.
Últimas Notícias
Morte de jovem negro por policiais gera onda de protestos nos EUA
Há menos de um minuto • 1 min de leituraQuem criminaliza a homossexualidade está 'equivocado', diz papa
Há menos de um minuto • 1 min de leituraTiroteio em Los Angeles (EUA) deixa três mortos e quatro feridos
Há menos de um minuto • 1 min de leituraGeneral aposentado Petr Pavel é eleito presidente da República Tcheca
Há menos de um minuto • 1 min de leituraBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais