Conselho de Segurança presta minuto de silêncio por Chávez

As delegações dos 15 países que fazem parte do principal órgão de decisão da ONU homenagearam Chávez antes do início de uma sessão sobre a situação na Somália

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU prestou nesta quarta-feira um minuto de silêncio em memória do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

As delegações dos 15 países que fazem parte do principal órgão de decisão da ONU homenagearam Chávez antes do início de uma sessão sobre a situação na Somália.

Chávez faleceu ontem aos 58 anos vítima de um câncer que lhe foi detectado em junho de 2011 e que o levou à sala de cirurgia em quatro oportunidades, a última delas no dia 11 de dezembro, em Cuba.

O pedido do minuto de silêncio foi feito pelo embaixador russo, Vitaly Churkin, que em sua condição de presidente rotativo do Conselho prestou suas condolências pelo falecimento de Chávez.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi um dos primeiros líderes internacionais a expressar seu pesar pela morte do líder venezuelano.

Em comunicado, Ban destacou que durante sua gestão, Chávez "foi uma bandeira dos desafios e das aspirações dos venezuelanos mais vulneráveis".

Além disso, disse que "impulsionou decididamente novos movimentos de integração regional, a partir de uma visão eminentemente latino-americana". 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.