Mundo

Conselho de Segurança da ONU se reúne segunda após teste nuclear

O governo norte-coreano explodiu uma bomba de hidrogênio neste domingo (3), que provocou um terremoto de magnitude 6,3 na península coreana

Teste nuclear na Coreia do Norte: ONU vai realizar reunião de emergência para discutir resposta internacional (KCNA/Reuters)

Teste nuclear na Coreia do Norte: ONU vai realizar reunião de emergência para discutir resposta internacional (KCNA/Reuters)

A

AFP

Publicado em 3 de setembro de 2017 às 16h35.

O Conselho de Segurança da ONU vai realizar uma reunião de emergência nesta segunda-feira (4) para discutir uma resposta internacional ao teste nuclear da Coreia do Norte.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Japão e Coreia do Sul convocaram a reunião de emergência, que vai acontecer às 14h (11h de Brasília), disse um pronunciamento da missão americana.

O Conselho vai se reunir em uma sessão aberta, diferentemente de muitos outros encontros sobre a Coreia do Norte, que foram a portas fechadas.

A Coreia do Norte garantiu, neste domingo, ter testado com sucesso uma bomba de hidrogênio, despertando diversas críticas internacionais.

A explosão subterrânea foi o sexto teste nuclear do regime norte-coreano, em violação às resoluções da ONU, que proíbem Pyongyang de realizar testes nucleares e de mísseis.

Mais cedo, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que o teste nuclear da Coreia do Norte é "profundamente desestabilizador" para a segurança regional e pediu a Pyongyang para interromper essas ações.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteONUTestes nucleares

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia