Mundo

Congresso peruano aprova novo pedido para destituir Kuczynski

Congresso aprovou novo pedido de destituição do presidente, por supostamente mentir sobre relações com a Odebrecht

Pedro Pablo Kuczynski: presidente assumiu o cargo em julho de 2016 e evitou a destituição em dezembro (Guadalupe Pardo/Reuters)

Pedro Pablo Kuczynski: presidente assumiu o cargo em julho de 2016 e evitou a destituição em dezembro (Guadalupe Pardo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2018 às 19h02.

Lima - O Congresso peruano aprovou nesta quinta-feira um novo pedido que busca destituir o presidente Pedro Pablo Kuczynski, por supostamente mentir sobre suas relações com a empresa brasileira Odebrecht, investigada em casos de corrupção.

A iniciativa, segunda em três meses promovida pela oposição, foi aprovada por 87 votos a favor, 15 contra e 15 abstenções de parlamentares no Congresso unicameral.

Kuczynski, que assumiu o cargo em julho de 2016, evitou a destituição em dezembro, graças ao apoio de parlamentares dissidentes do maior partido de oposição, Fuerza Popular, liderados pela ex-candidata presidencial Keiko Fujimori.

O Congresso deve agora chamar Kuczynski, um ex-banqueiro de centro-direita de 79 anos, para defender-se contra as acusações. A destituição do presidente exige o apoio de pelo menos 87 dos 130 parlamentares.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoPeruNovonor (ex-Odebrecht)

Mais de Mundo

Vírus Nipah: OMS diz que Índia tem capacidade para conter epidemia

ICE dos EUA vai apoiar segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália

Espanha anuncia plano para regularizar quase 500 mil imigrantes

Tempestade de inverno mata ao menos 23 pessoas e paralisa os EUA