Mundo

Congresso peruano aprova novo pedido para destituir Kuczynski

Congresso aprovou novo pedido de destituição do presidente, por supostamente mentir sobre relações com a Odebrecht

Pedro Pablo Kuczynski: presidente assumiu o cargo em julho de 2016 e evitou a destituição em dezembro (Guadalupe Pardo/Reuters)

Pedro Pablo Kuczynski: presidente assumiu o cargo em julho de 2016 e evitou a destituição em dezembro (Guadalupe Pardo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2018 às 19h02.

Lima - O Congresso peruano aprovou nesta quinta-feira um novo pedido que busca destituir o presidente Pedro Pablo Kuczynski, por supostamente mentir sobre suas relações com a empresa brasileira Odebrecht, investigada em casos de corrupção.

A iniciativa, segunda em três meses promovida pela oposição, foi aprovada por 87 votos a favor, 15 contra e 15 abstenções de parlamentares no Congresso unicameral.

Kuczynski, que assumiu o cargo em julho de 2016, evitou a destituição em dezembro, graças ao apoio de parlamentares dissidentes do maior partido de oposição, Fuerza Popular, liderados pela ex-candidata presidencial Keiko Fujimori.

O Congresso deve agora chamar Kuczynski, um ex-banqueiro de centro-direita de 79 anos, para defender-se contra as acusações. A destituição do presidente exige o apoio de pelo menos 87 dos 130 parlamentares.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoNovonor (ex-Odebrecht)Peru

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia