Confrontos na universidade de Alexandria deixam 1 morto

Pelo menos um estudante morreu nesta quinta-feira e outros três ficaram feridos nos confrontos entre seguidores e opositores do ex-presidente Mohamed Mursi

Cairo - Pelo menos um estudante morreu nesta quinta-feira e outros três ficaram feridos nos confrontos entre seguidores e opositores do ex-presidente islamita Mohamed Mursi na universidade da cidade de Alexandria, no norte do Egito, informou a televisão estatal.

Os incidentes aconteceram "pouco antes da intervenção da polícia" para separar os dois grupos, disse a mesma fonte.

Por sua vez, o jornal oficial "Al-Ahram" publicou em seu site que a vítima morta se chama Amro Khalaf, estudante na Universidade de Al-Azhar no Cairo, que teria morrido por tiros em Alexandria em confrontos registrados entre estudantes pertencentes aos Irmandade Muçulmana e agentes de segurança.

No entanto, o mesmo veículo disse que os serviços de segurança negaram que tivessem usado armas de fogo nos enfrentamentos.

O jornal também acrescentou que os serviços de segurança detiveram 15 estudantes islamitas durante os acontecimentos e que vários deles usavam coquetéis molotov, rojões e garrafas de vidro vazias.

Desde o golpe militar que destituiu Mursi em 3 de julho de 2013, os protestos dos islamitas são constantes no Egito e, embora tenham perdido fôlego devido às muitas detenções, cada vez são mais frequentes nas universidades.

Antes dessa situação, a Justiça egípcia proibiu as manifestações no interior das universidades que não tiverem a autorização das autoridades acadêmicas, enquanto o Ministério da Educação Superior prolongou as férias de duas semanas para um mês após as provas de janeiro.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.