Mundo

Confirmada vitória do liberal Iohannis nas eleições romenas

Com 96,5% dos colégios apurados, a apuração do Escritório Eleitoral Central confirma a vitória do candidato liberal

Apoiadores celebram a vitória de Klaus Iohannis nas eleições da Romênia, em Bucareste (Radu Sigheti/Reuters)

Apoiadores celebram a vitória de Klaus Iohannis nas eleições da Romênia, em Bucareste (Radu Sigheti/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 05h46.

Bucareste - O liberal Klaus Iohannis ganhou as eleições presidenciais realizadas no domingo na Romênia, ao obter 54,66% dos votos contra 45,33% de seu rival, o primeiro-ministro social-democrata Victor Punta, segundo os primeiros resultados oficiais publicados hoje.

Com 96,5% dos colégios apurados, a apuração do Escritório Eleitoral Central confirma a vitória de Iohannis, que já ontem à noite se proclamou vencedor deste pleito.

O político liberal está à espera de uma resolução judicial que opine se violou a legislação sobre incompatibilidade de cargos públicos quando, em sua época como prefeito de Sibiu, foi ao mesmo tempo presidente da empresa municipal de gestão de água, em cujo caso ficaria inabilitado para exercer como presidente.

Se a Justiça não o impedir, Iohannis se transformará no quarto presidente eleito da Romênia, em substituição de Traian Basescu, e exercerá seu cargo durante os próximos cinco anos.

Exatamente 63,96% dos romenos com direito a voto participou ontem neste segundo e definitivo turno eleitoral, um número elevado se for considerado os elevados índices de abstenção que costumam ser registrados no país.

"Nesta noite, graças a vocês, começa uma nova Romênia", proclamou ontem à noite o vencedor de uma eleição nas quais as pesquisas de intenção voto tinham anunciado a vitória de Punta.

O primeiro-ministro reconheceu já ontem sua derrota, felicitou Iohannis e anunciou que vai continuar à frente do Executivo.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesPolíticaRomênia

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos