Mundo

Comissão Europeia pede esforços antes da votação do acordo do Brexit

O presidente da Comissão Europeia afirmou que um Brexit sem acordo seria um desastre para o Reino Unido e para a União Europeia

Brexit: o Parlamento britânico irá votar o acordo na próxima terça-feira (Toby Melville/Reuters)

Brexit: o Parlamento britânico irá votar o acordo na próxima terça-feira (Toby Melville/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de janeiro de 2019 às 14h52.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu nesta sexta-feira que todos os esforços possíveis sejam realizados antes da votação de terça-feira sobre o acordo do Brexit no parlamento britânico, evitando assim um divórcio abrupto.

"Um Brexit sem acordo seria uma catástrofe para nossos amigos britânicos e para os europeus continentais. Por isso, é preciso empregar todos os esforços antes de terça-feira", declarou.

Juncker fez suas declarações durante uma coletiva de imprensa em Bucareste por ocasião do início da presidência pro tempore romena da UE e na companhia do presidente da Romênia, Klaus Iohannis.

O Parlamento britânico pretende votar o acordo de divórcio fechado com Bruxelas em 15 de janeiro, um texto rejeitado tanto pelos eurocéticos, para quem são feitas concessões inaceitáveis, como pelos pró-europeus.

As principais críticas centram-se no chamado mecanismo de "recuo" destinado a impedir a reintrodução de uma fronteira entre a Irlanda, país membro da UE, e a província britânica da Irlanda do Norte.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua