Mundo

Comissão Europeia cria grupo para negociações do Brexit

"Este novo grupo de trabalho reunirá a nata da Comissão", declarou o presidente, para quem a equipe de negociadores saberá "estar à altura deste novo desafio"


	Reino Unido na UE: as negociações não começarão até que Londres notifique oficialmente Bruxelas
 (Toby Melville / Reuters)

Reino Unido na UE: as negociações não começarão até que Londres notifique oficialmente Bruxelas (Toby Melville / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2016 às 10h37.

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho que irá preparar as negociações com o Reino Unido sobre sua saída do bloco, liderado pelo ex-comissário francês Michel Barnier, anunciou o Executivo europeu em um comunicado.

"Este novo grupo de trabalho reunirá a nata da Comissão", declarou o presidente Jean-Claude Juncker, para quem a equipe de negociadores saberá "estar à altura deste novo desafio" e colocará em andamento "uma nova cooperação com o Reino Unido após sua saída da União", como decidiram os britânicos no referendo no dia 23 de junho.

Barnier estará apoiado por uma funcionária de alto escalão da Comissão Europeia especializada em comércio, a alemã Sabine Weyand, acrescenta o comunicado.

"Estamos finalizando a equipe de negociação com o Reino Unido para estar prontos para começar a trabalhar no dia 1º de outubro", disse Barnier em sua conta no Twitter.

As negociações não começarão, no entanto, até que Londres notifique oficialmente Bruxelas sobre sua vontade de abandonar o bloco. A primeira-ministra britânica, Theresa May, já anunciou que não comunicará a decisão britânica até o fim de 2016.

Uma vez comunicada, UE e Reino Unido terão dois anos, prorrogáveis de mútuo acordo, para negociar os termos da separação.

Além de Barnier, o eurodeputado belga Guy Verhofstadt negociará o Brexit em nome do Parlamento Europeu e o também belga Didier Seeuws, em nome do Conselho Europeu.

Acompanhe tudo sobre:BrexitEuropaPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Marina Silva cobra transparência em eleição da Venezuela: 'não é uma democracia'

Número de ultrarricos no mundo cresceu 8% em 2023; patrimônio é superior a US$ 30 milhões

Maduro diz à ONU que protestos são tentativa de golpe de Estado e culpa Gonzáles por mortes de civis

Aliados de Maduro pedem a prisão de Corina Machado e Edmundo e dizem que 10 opositores serão presos

Mais na Exame