Mundo

Comissão Europeia convocará reunião sobre contaminação de ovos

Encontro acontecerá antes do fim de setembro, mas ainda não há uma data concreta, confirmaram fontes europeias

Produção de ovos: Holanda emitiu um alerta europeu no dia 2 de agosto após ter descoberto remessas de ovos contaminados com fipronil (Francois Lenoir/Reuters)

Produção de ovos: Holanda emitiu um alerta europeu no dia 2 de agosto após ter descoberto remessas de ovos contaminados com fipronil (Francois Lenoir/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de agosto de 2017 às 08h58.

Bruxelas - A Comissão Europeia, o órgão executivo da União Europeia (UE), anunciou nesta sexta-feira que convocará uma reunião em Bruxelas para tratar do caso dos ovos contaminados com fipronil, e convidarão para a mesma os ministros dos países-membros do bloco afetados pelo problema e as agências europeias de segurança alimentar.

O encontro acontecerá antes do fim de setembro, mas ainda não há uma data concreta, confirmaram à Agência Efe fontes europeias.

A reunião foi proposta através de alguns meios de comunicação pelo comissário europeu de Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, que já manteve contatos com os ministros alemão, belga e holandês.

A convocação chega depois que a Holanda emitiu um alerta europeu no dia 2 de agosto após ter descoberto remessas de ovos contaminados com fipronil, um inseticida proibido na cadeia alimentar.

As autoridades holandesas assinalaram que o produto foi exportado pela Bélgica, onde também estão sendo encontrados ovos contaminados.

Agora, os dois países vizinhos se acusam mutuamente de responsabilidade pela origem da crise que atinge 13 nações europeias.

Não obstante, os especialistas e as autoridades sanitárias asseguram que, apesar de os níveis de toxicidade encontrados em alguma remessas de ovos superarem o limite permitido na cadeia alimentar, essas taxas não representam perigo para a saúde humana.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Ataque a Trump: "Ainda é cedo para dizer se atirador agiu sozinho", dizem autoridades

Trump se pronuncia após ser atingido na cabeça em comício na Pensilvânia

Biden se pronuncia sobre tiroteio no comício de Trump: "Estou grato em saber que ele está bem"

'Atentado contra Trump deve ser repudiado', diz Lula sobre tiros durante comício

Mais na Exame