Mundo

Comissão da Verdade terá reuniões quinzenais

A comissão terá uma sala no Centro Cutural Banco do Brasil, onde funcionou a transição de governo no final de 2010

Perguntado quando seriam iniciadas as conversas com os partidos aliados, ele disse que depende apenas da presidente marcar (Antonio Cruz/ABr)

Perguntado quando seriam iniciadas as conversas com os partidos aliados, ele disse que depende apenas da presidente marcar (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2012 às 19h27.

Brasília - A Comissão da Verdade, instalada nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff, definiu em sua primeira reunião que terá encontros quinzenais em Brasília e poderá ainda realizar sessões extraordinárias em diferentes partes do Brasil, de acordo com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Gilson Dipp, integrante do grupo.

Os sete integrantes se reuniram na tarde desta quarta com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O encontro foi para tratar da estrutura física e administrativa com que a comissão trabalhará.

Dipp fez questão de frisar que o trabalho e as decisões do grupo serão independentes do governo e que os integrantes não receberam qualquer tipo de aconselhamento do Planalto.

"Esta é uma comissão de Estado, não de governo", enfatizou Dipp a jornalistas, ao sair da reunião no Palácio do Planalto.

A comissão terá uma sala no CCBB (Centro Cutural Banco do Brasil), onde funcionou a transição de governo no final de 2010 e onde a Presidência ficou instalada durante a reforma do Planalto.

Dipp informou que o primeiro encontro para tratar dos focos das investigações será na próxima segunda-feira.

Ele voltou a falar que a comissão tratará de todas as violações de direitos humanos realizadas no período estabelecido -de 1946 a 1988- e que não há divergência entre os integrantes sobre investigar apenas crimes cometidos por agentes de Estado.

Acompanhe tudo sobre:DitaduraGoverno DilmaHistória

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições