EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2013 às 08h20.
Pequim - Os deslocamentos pelo Ano Novo chinês, a maior migração anual do planeta, começaram neste fim de semana com longas filas para entrar nas estações de trem e de ônibus das principais cidades da China.
Em Guangzhou, na província de Cantão, centenas de pessoas se encontram há dias na estação de trem, onde um acampamento foi improvisado para as pessoas dormirem, informou neste domingo o jornal 'South China Morning Post'.
Em Pequim, foram registrados grandes engarrafamentos ao redor da estação oeste de trem, e em Xangai muitos trabalhadores emigrantes dormem na rua para tentar encontrar alguma vaga de última hora.
O governo espera mais de 3,4 bilhões de deslocamentos nas próximas seis semanas, número 8,6% a mais do que no ano passado, e um número quase três vezes superior à população do país asiático.
No mês passado, as autoridades advertiram aos líderes locais que embora seja importante fornecer todo tipo de transporte para que as pessoas possam viajar, tantos deslocamentos podem causar mais acidentes.
Para evitar tumultos, o Ministério da Segurança Pública enviou mais de 70.000 policiais para as principais estações de trem do país, informou hoje a agência oficial 'Xinhua'.
Além disso, a capacidade da rede ferroviária aumentou em relação ao ano anterior e poderá transportar 225 milhões de passageiros, embora segue sem conseguir atender toda a demanda, que neste ano foi dez vezes maior.
No entanto, o Ministério de Transporte assegura que os maiores deslocamentos ocorrerão nas estradas, onde se esperam mais de 3,1 bilhões de viagens em ônibus, número 10% superior ao ano passado.
As companhias aéreas também estarão ocupadas. O governo estima que haverá um aumento de 5,2% nas viagens de avião, que chegarão a 35 milhões durante as férias, que oficialmente começam no início de fevereiro, quando se inicia o Ano da Serpente, após os doze meses sob a influência do Dragão.