Comboio do premiê líbio é alvo de tiros em Trípoli
Carros do comboio eram blindados e, por isso, não houve feridos
AFP
Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 14h12.
Um comboio do chefe do Governo de União Nacional (GNA) líbio , Fayez al-Sarraj, foi alvo de tiros em Trípoli nesta segunda-feira, indicaram os porta-vozes do GNA e do Conselho de Estado líbio.
"O comboio do chefe do GNA, Fayez al-Sarraj, e do presidente do Conselho Estadual Abderrahman el-Swehli foi alvo de disparos ao passar perto da área de Abu Slim em Trípoli. Todos os carros do comboio são blindados. Não houve feridos", indicou à AFP o porta-voz Ashraf al-Thulthi.
O porta-voz do Conselho de Estado, Mohamed Salem, declarou, no entanto, que dois guardas ficaram feridos quando o comboio, que circulava em uma estrada, recebeu "intensos disparos" por grupos armados em um edifício localizado perto da sede do Conselho Estado.
A Líbia, um país rico em petróleo, atravessa uma profunda crise política e de segurança desde a queda em 2011 do regime de Muammar Khaddafi.
Duas autoridades políticas disputam o poder: de um lado, o Governo de União Nacional (reconhecido pela comunidade internacional), com sede em Trípoli, e do outro uma autoridade rival que controla boa parte do leste e que se apoia no Parlamento eleito de Tobruk.
E na capital, onde o primeiro-ministro Fayez al-Sarraj falha em estabelecer a sua autoridade, um ex-primeiro-ministro, Khalifa Ghweil, afastado em abril após a formação do GNA, continua a desfaiá-lo.