Mundo

Combates no norte de Bagdá matam pelo menos 30 membros do EI

Além disso, nos enfrentamentos foram destruídos três tanques e cinco veículos do EI, entre eles três carros-bomba conduzidos por terroristas suicidas


	Iraque: por outro lado, cinco membros das forças governamentais perderam a vida e 22 ficaram feridos
 (John Moore/ Getty Images)

Iraque: por outro lado, cinco membros das forças governamentais perderam a vida e 22 ficaram feridos (John Moore/ Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 13h53.

Bagdá - Pelo menos 30 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nesta segunda-feira em enfrentamentos com as forças iraquianas na província de Saladino, ao norte da capital Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte de segurança dessa região.

Segundo a fonte, os combatentes radicais atacaram postos das forças governamentais na região de Al Fatha e dois os campos de petróleo ao norte de Tikrit, capital provincial de Saladino.

As forças de segurança e a milícia pró-governo Multidão Popular dos Clãs repeliram o ataque com o apoio da aviação militar iraquiana e mataram 30 jihadistas.

Além disso, nos enfrentamentos foram destruídos três tanques e cinco veículos do EI, entre eles três carros-bomba conduzidos por terroristas suicidas que atentariam contra as forças iraquianas.

Por outro lado, cinco membros das forças governamentais perderam a vida e 22 ficaram feridos, e neste momento prosseguem os enfrentamentos na zona, acrescentou a fonte.

As tropas iraquianas libertaram Tikrit do controle do EI em 31 de março, depois que a organização radical conquistou a cidade no verão de 2014.

A situação geográfica de Saladino, entre Bagdá e Ninawa, cuja capital é Mossul, principal reduto dos extremistas no Iraque, outorga uma grande importância estratégica no conflito.

Em junho de 2014, o EI tomou o controle de amplas zonas do Iraque e declarou um califado nos territórios que controla neste país e na vizinha Síria. 

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoExércitoIraque

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país