Mundo

Com IBM, Inpa fará enciclopédia digital sobre biodiversidade

A plataforma, que deve registrar dados sobre a flora amazônica, foi batizada de "Wikflora"

Vitórias-régias na região da Amazônia: segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, a ideia do portal partiu do próprio ministro Aloizio Mercadante (Divulgação/Proexport)

Vitórias-régias na região da Amazônia: segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, a ideia do portal partiu do próprio ministro Aloizio Mercadante (Divulgação/Proexport)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 14h54.

Brasília – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a companhia norte-americana de computadores e sistemas de informática IBM vão criar uma plataforma para registro de dados sobre a flora amazônica.

O projeto, já batizado de “Wikflora”, será desenvolvido por meio de um convênio a ser assinado nesta tarde em Brasília pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini.

A proposta prevê a criação de um portal eletrônico de “ciência cidadã”, que permita a colaboração de cientistas, de professores e da comunidade na investigação da diversidade biológica e que utilize ferramentas de redes sociais e semelhantes às da Wikipedia.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a ideia do portal é do próprio Mercadante, que em janeiro visitou a Reserva Experimental Adolpho Ducke, pertencente ao Inpa.

“Temos a necessidade de fazer a enciclopédia digital da biodiversidade da Amazônia. Precisamos conhecer melhor a nossa riqueza”, disse o ministro à época da visita.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Flórida inicia investigação sobre possível tentativa de assassinato contra Trump

Trump retoma campanha após suposta segunda tentativa de assassinato

Cidades chinesas são incentivadas para desenvolvimento de espaços subterrâneos

Entenda o que são pagers, aparelhos que explodiram no Líbano, atingindo redutos do Hezbollah