Mundo

Colômbia registra inflação anual mais alta em duas décadas

Aumento dos preços coincide com a tendência da economia mundial, atingida pela guerra na Ucrânia e a escalada dos custos da energia

Protestos na Colômbia em oposição à reforma tributária: país registra inflação mais alta em duas décadas (Daniel Munoz/AFP/Getty Images)

Protestos na Colômbia em oposição à reforma tributária: país registra inflação mais alta em duas décadas (Daniel Munoz/AFP/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 06h40.

Última atualização em 6 de janeiro de 2023 às 07h20.

A Colômbia registrou uma inflação anual de 13,1% em 2022, a maior desde 1999, informou nesta quinta-feira o Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane).

“Estávamos há mais de 21 anos sem registrar níveis de inflação como o que estamos vivendo no país", disse a diretora do Dane, Piedad Urdinola, em entrevista coletiva. Apenas em março de 1999 a Colômbia registrou "um nível de inflação semelhante", de 13,9% em 12 meses, destacou.

A inflação ao fim de 2022 ficou acima da meta do Banco de la República (emissor), de 3%. O aumento dos preços coincide com a tendência da economia mundial, atingida pela guerra na Ucrânia e a escalada dos custos da energia, os problemas ligados às cadeias de abastecimento afetadas pela pandemia, e um período de taxas de juros extremamente baixas, que estimulou o consumo.

LEIA TAMBÉM: Inflação na Venezuela superou os 300% em 2022, segundo dados não oficiais

A diretora do Dane destacou os estragos causados pelo aumento da cotação do dólar na Colômbia, onde a moeda local se desvalorizou em novembro a mínimas históricas.

Pela primeira vez governado pela esquerda, o país registra uma taxa de desemprego urbano (referência nacional) de 9,9%, e quase 40% de seus 50 milhões de habitantes vivem na pobreza. O ministro da Fazenda, José Antonio Ocampo, estabeleceu como meta para 2023 reduzir a inflação.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaInflação

Mais de Mundo

Plano de Trump para suspender teto da dívida fracassa na Câmara

Procuradora da Geórgia é afastada de caso de interferência eleitoral contra Trump

Argentina toma medidas para acelerar dolarização da economia

Luigi Mangione aceita ser transferido a Nova York para enfrentar acusações de homicídio