Mundo

COI anuncia acordo para Los Angeles sediar Olimpíada de 2028

Fechado o acordo com Los Angeles, Paris ficará como sede dos Jogos Olímpicos de 2024

Olimpíadas: a ratificação da escolha das sedes acontecerá apenas em 13 de setembro (Reprodução/Getty Images)

Olimpíadas: a ratificação da escolha das sedes acontecerá apenas em 13 de setembro (Reprodução/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 31 de julho de 2017 às 18h58.

Depois de alguns meses de especulações, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira que chegou a um acordo com Los Angeles para que a cidade americana sedie os Jogos de 2028, abrindo caminho para que Paris receba o evento esportivo quatro anos antes.

"O COI comemora esta decisão do Comitê de Candidaturas Olímpica e Paralímpica de Los Angeles. E temos o prazer de divulgar o contrato de cidade-sede de 2028 de forma transparente e no momento correto. Los Angeles apresentou uma excelente candidatura que abrange as prioridades de sustentabilidade da Agenda Olímpica 2020, maximizando o uso das instalações existentes e incentivando o envolvimento dos mais jovens no Movimento Olímpico", declarou o presidente do comitê internacional, Thomas Bach, em comunicado.

À espera do trâmite formal da votação do Conselho Municipal e do Comitê Olímpico Americano (USOC), o pacto, que conta com o apoio do presidente Donald Trump, prevê que Los Angeles receberá US$ 1,8 bilhão do COI.

A ratificação da escolha das sedes dessas duas edições dos Jogos, entretanto, acontecerá apenas em 13 de setembro, na Sessão de Lima do comitê.

Bach confia em um acordo que, em sua visão, beneficiará Paris, Los Angeles a própria entidade.

"Estamos muito confiantes que podemos chegar a um acordo tripartite sob a liderança do COI com Los Angeles e Paris em agosto, criando uma situação ganha-ganha-ganha para as três partes. O acordo vai ser levado à Sessão do COI em Lima, em setembro, para ratificação", esclareceu o dirigente, que deu detalhes da proposta da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos.

"(As autoridades de Los Angeles) Apresentaram uma forte e entusiasmada candidatura que admite as prioridades de sustentabilidade contida na Agenda Olímpica 2020. Estamos muito felizes de poder expandir o impacto do programa de esporte juvenil e apoiar o estilo de vida saudável dos 'angelinos' para os próximos 11 anos", destacou.

Eric Garcetti, prefeito da cidade americana, que até agora disputava com Paris o direito de sediar os Jogos em 2024, também comemorou o anúncio e lembrou que Los Angeles recebeu o evento em 1932 e 1984.

"É um dia histórico para a cidade, para os Estados Unidos e para os movimentos Olímpico e Paralímpico no mundo todo. Hoje demos um grande passo para devolver os Jogos à cidade pela primeira vez em uma geração e começar um novo capítulo na história olímpica de Los Angeles", declarou.

Acompanhe tudo sobre:COILos AngelesOlimpíadasParis (França)

Mais de Mundo

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU

Um mês antes dos incêndios, chefe dos bombeiros de LA alertou sobre cortes no orçamento