Mundo

Coalizão internacional lança 14 ataques contra EI na Síria

Outros 6 ataques foram lançados no Iraque

Militante do Estado Islâmico na Síria agita a bandeira da Jihad na fronteira com o Iraque (AFP)

Militante do Estado Islâmico na Síria agita a bandeira da Jihad na fronteira com o Iraque (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 13h20.

Washington - Os Estados Unidos e vários países aliados lançaram entre ontem e hoje 14 ataques aéreos contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria e outros seis no Iraque, informou a Força Combinada de Operações americana.

Na Síria, oito dos bombardeios ocorreram em Kobani, e destruíram 11 posições de combate dos extremistas, além de atingir duas grandes unidades do grupo.

Com isso, as forças curdas já controlam 80% de Kobani, fronteira com a Turquia, após recuperar nesta segunda-feira vários pontos que estavam nas mãos dos rebeldes, entre eles um complexo governamental de segurança, segundo ativistas e fontes dessa região.

Os outros seis ataques na Síria foram nas proximidades de Deir ez-Zor. Neles, dois veículos blindados e um contêiner de transporte do EI foram destruídos.

Já no Iraque a coalizão conseguiu danificar uma grande unidade do grupo rebelde perto de Mossul e em Al Qaim outros dois ataques destruíram duas escavadeiras.

Outro ataque foi realizado perto de Ramadi e afetou uma grande unidade do EI, e dois foram feitos na região de Al-Assad destruindo três veículos dos jihadistas, de acordo com o relatório oficial.

Nas operações realizadas na Síria participaram Estados Unidos, Bahrein, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Já nas feitas no Iraque, além dos Estados Unidos, participaram Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Holanda e Reino Unido. 

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)Países ricosSíria

Mais de Mundo

A hegemonia do dólar deve ser terminada

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Mais na Exame