Mundo

CNBB espera que 1ª visita seja ao Rio de Janeiro

Para o Secretário Geral da instituição, Dom Leonardo Ulrich Steiner espera que a primeira viagem internacional do novo papa seja durante a Jornada Mundial da Juventude


	Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner: "uma honra e uma alegria receber o novo papa em sua primeira visita ao exterior"
 (Antonio Cruz/ABr)

Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner: "uma honra e uma alegria receber o novo papa em sua primeira visita ao exterior" (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 11h39.

São Paulo - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) espera que a primeira viagem internacional do novo papa seja ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, disse o Secretário Geral da instituição, Dom Leonardo Ulrich Steiner, nesta segunda-feira.

Segundo Dom Leonardo, os preparativos para o evento devem continuar normalmente apesar do anúncio da renúncia de Bento 16, e será "uma honra e uma alegria receber o novo papa em sua primeira visita ao exterior." "Vamos rezar para ter a presença do novo santo padre na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro", disse o religioso em entrevista à Reuters.

A Jornada Mundial da Juventude, organizada pela primeira vez em 1985 pelo papa João Paulo II, deve reunir milhões católicos, sobretudo jovens, de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Sobre a renúncia de Bento 16, anunciada nesta segunda-feira, Dom Leonardo disse que, apesar de receber a notícia com surpresa, uma recente visita do papa ao túmulo de Celestino V, o último papa a renunciar, em 1294, já havia levantado dúvidas.

"Quando ficamos sabendo da visita, ficamos nos perguntando se havia uma surpresa. Sobre a renúncia em si, acho que o santo padre agiu de maneira consciente. O motivo, de não ter forças, é válido", disse Dom Leonardo.

O papa Bento 16 surpreendeu o mundo ao dizer que irá renunciar como líder da Igreja Católica em 28 de fevereiro por não ter mais as forças necessárias para realizar os deveres de seu ofício, tornando-se o primeiro pontífice desde a Idade Média a tomar decisão deste tipo.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIcidades-brasileirasIgreja CatólicaMetrópoles globaisPapasRio de Janeiro

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal