Michael Moore classifica Chávez como líder dos pobres

"Conversamos durante mais de uma hora. Disse que se alegrava de finalmente conhecer alguém a quem (George W.) Bush odiava mais que ele", afirmou Moore

Los Angeles - O cineasta americano Michael Moore, vencedor do Oscar de melhor documentário em 2003 por "Tiros em Columbine", não duvidou em glorificar a figura do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, falecido ontem, como um líder dos pobres.

"Hugo Chávez declarou que o petróleo pertencia ao povo. Usou os dólares obtidos para eliminar 75% da pobreza extrema (do país) e fornecer um sistema sanitário e educação de graça para todos. Isso o tornou perigoso. Os Estados Unidos aprovaram um golpe de Estado para derrubá-lo apesar de ter sido eleito democraticamente", declarou o diretor através de sua conta oficial no Twitter.

"Antes que nos encorajassem a lançar-nos à Guerra do Iraque, os meios de comunicação americanos estavam ocupados apoiando a deposição de Chávez. Um total de 54 países permitiu aos Estados Unidos deter (e torturar) suspeitos. A América Latina, graças a Chávez, foi o único lugar que disse não", acrescentou o diretor.

Moore lembrou que conheceu Chávez durante o Festival de Cinema de Veneza, quando lhe informaram que o dirigente estava hospedado no mesmo hotel que ele.

"Conversamos durante mais de uma hora. Disse que se alegrava de finalmente conhecer alguém a quem (George W.) Bush odiava mais que ele", afirmou.

O cineasta comentou que decidiu lembrar a figura de Chávez porque as pessoas "não escutarão muitas coisas boas sobre ele na imprensa americana durante os próximos dias".

"Pensei em dizer algumas coisas para equilibrar um pouco a balança", concluiu.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.