Mundo

China irá tirar milhões de carros das ruas contra poluição

Combate à poluição surgiu como uma prioridade urgente para os líderes chineses, conforme tentam reverter dano causado por décadas


	Névoa de poluição na China: Conselho de Estado disse que o país já tinha ficado para trás em suas metas
 (Feng Li/Getty Images)

Névoa de poluição na China: Conselho de Estado disse que o país já tinha ficado para trás em suas metas (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2014 às 10h19.

Pequim - A China planeja tirar das estradas este ano mais de cinco milhões de veículos que estão envelhecendo, em uma tentativa de melhorar a qualidade do ar, com 330 mil carros a serem desativados em Pequim apenas, informou o governo em um documento publicado nesta segunda-feira.

O combate à poluição surgiu como uma prioridade urgente para os líderes chineses, conforme tentam reverter o dano causado por décadas de vertiginoso crescimento e dissipar a revolta pública com o lastimável estado do ar, da água e do solo do país.

Em um plano de ação abrangente para reduzir as emissões nos próximos dois anos, o Conselho de Estado disse que o país já tinha ficado para trás em suas metas de poluição ao longo do período 2011-2013 e agora estava tendo que intensificar os seus esforços.

Até 5,33 milhões de veículos com "etiqueta amarela" que falharem em atender os padrões chineses de combustível serão "eliminados" neste ano, disse o documento.

Assim como os 330 mil carros em Pequim, 660 mil veículos serão retirados da província circundante de Hebei, que abrigou sete das cidades mais poluídas da China em 2013.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaCarrosChinaMeio ambientePoluiçãoVeículos

Mais de Mundo

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Singapura é a cidade mais segura para turistas; veja o ranking

A menos de uma semana das eleições, crise econômica da Venezuela é vista no interior do país

Israel, Ucrânia e Palestina vão participar das Olimpíadas de Paris?

Mais na Exame