Mundo

China inicia inspeção para conter poluição atmosférica

Vinte grupos vão inspecionar fábricas em Pequim, na cidade de Tianjin e na província de Hebei, assim como em áreas próximas


	Poluição na China: Caminhões pulverizavam água nas ruas de Pequim, como parte da limpeza da cidade e um número maior de pessoas usavam máscaras
 (Getty Images/ ChinaFotoPress)

Poluição na China: Caminhões pulverizavam água nas ruas de Pequim, como parte da limpeza da cidade e um número maior de pessoas usavam máscaras (Getty Images/ ChinaFotoPress)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de fevereiro de 2014 às 12h46.

Pequim - O Ministério de Meio Ambiente da China informou neste domingo que enviou inspetores para Pequim e outras regiões do país para verificar indústrias poluidoras e construções em andamento por causa da forte poluição atmosférica.

Vinte grupos vão inspecionar fábricas - dentre elas as que produzem aço, carvão, vidro e cimento -, em Pequim, na cidade de Tianjin e na província de Hebei, assim como em áreas próximas, disse o Ministério.

Os grupos irão analisar as respostas dos governos locais à má qualidade do ar nos últimos dias e qualquer violação deverá ser comunicada à população.

O governo está ansioso para promover uma melhora visível nas condições do ar no país, que provoca descontentamento entre os cidadãos e prejudica a imagem do país no exterior.

Embora indústrias altamente poluidoras tenham padrões de emissão, eles não são necessariamente respeitados. Além disso, governos locais tendem a favorecer projetos bastante poluidores que possam gerar crescimento econômico.

Shijiazhuang, capital da província de Hebei, ordenou neste domingo que 20% dos veículos particulares saíssem das ruas em áreas urbanas, com base nos números de suas placas, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

Na sexta-feira, Pequim elevou seu alerta sobre poluição para o segundo nível mais alto pela primeira vez, o que significa que algumas fábricas tiveram de suspender ou reduzir a produção e que trabalhos de demolição, churrascos e fogos de artifício estavam proibidos. O alerta continuava em vigor neste domingo.

Caminhões pulverizavam água nas ruas de Pequim, como parte da limpeza da cidade e um número maior de pessoas usavam máscaras.

Segundo a Xinhua, quase todas as províncias da região central e leste do país apresentam sérios problemas com poluição desde sexta-feira. Pequim e outras cinco províncias ao norte e leste informaram a formação de "smog", que são nevoeiros com fumaça.

O Centro Nacional de Meteorologia informou que até quinta-feira as condições do clima não devem ajudar na dispersão dos poluentes. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaPoluiçãoMeio ambienteChina

Mais de Mundo

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece perto da fronteira com a Venezuela

Portugal passa a aceitar CNH do Brasil após mudanças no processo

Secretário dos EUA diz que Venezuela terá transição estável com participação de Corina

China reduz impostos em RMB 2,8 trilhões para apoiar inovação e indústria