Mundo

China, Coreia do Sul e Taiwan vetam alimentos japoneses

Verduras e legumes estão entre os principais itens proibidos nos países asiáticos

Maçãs do Japão: Austrália, Canadá, Rússia, EUA e França também adotaram medidas (Frederic J. Brown/AFP)

Maçãs do Japão: Austrália, Canadá, Rússia, EUA e França também adotaram medidas (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 10h06.

Pequim - Os governos da China, Coreia do Sul e Taiwan anunciaram nesta sexta-feira proibições às importações de certos alimentos japoneses em consequência do acidente na central nuclear de Fukushima.

No caso da China a proibição inclui legumes, frutas e produtos de pesca de das regiões de Fukushima, Tochigi, Gunma, Ibaraki e Chiba. Além disso, as autoridades chinesas determinaram um reforço dos controles de radioatividade nos outros produtos procedentes destes municípios.

A Coreia do Sul proibiu, com efeito imediato, as importações de verduras como espinafre e brócolis, entre outras, e de leite de quatro municípios da região de Fukushima.

Taiwan adotou uma medida similar para todos os alimentos procedentes de áreas próximas à central nuclear de Fukushima.

Austrália, Canadá, Rússia, Cingapura, Estados Unidos e França já haviam anunciado medidas de proibição e restrições à importação de produtos das zonas próximas de Fukushima, nordeste do Japão, gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaImportaçõesComércio exterioracidentes-nucleares

Mais de Mundo

EUA iniciam nova rodada de ataques ao Irã neste domingo

Incêndio em casa noturna na Tailândia mata ao menos 27 pessoas

Mortes em terremotos na Venezuela sobem para 4.490

Tufão Bavi atinge China e faz 1,7 milhão de pessoas deixarem suas casas