Mundo

Chilenos vão às urnas hoje com Bachelet como favorita

Michelle Bachelet, socialista que governou país entre 2006 e 2010, possui ampla vantagem para retornar ao poder


	A ex-presidente do Chile Michele Bachelet: Socialista quer entrar para a história como a presidente que corrigiu desigualdades no país
 (©AFP / Joel Saget)

A ex-presidente do Chile Michele Bachelet: Socialista quer entrar para a história como a presidente que corrigiu desigualdades no país (©AFP / Joel Saget)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2013 às 20h58.

Santiago - Cerca de nove milhões de chilenos devem votar neste domingo em uma eleição presidencial onde a socialista e ex mandatária Michelle Bachelet possui ampla vantagem para retornar ao poder com uma ambiciosa agenda de reforma social.

Bachelet, que governou o país entre 2006 e 2010, aparece em algumas pesquisas com apoio suficiente para vencer no primeiro turno. Outras pesquisas sugerem que ela seria obrigada a disputar um segundo turno em dezembro, onde se elegeria.

A eleição chilena é a primeira do país sob sob o novo sistema de voto não obrigatório, de modo que o número de votantes é um enigma para os analistas.

Embora o censo eleitoral tenha apontado 13,57 milhões de eleitores, o Serviço Eleitoral do Estado estima que até 9 milhões poderiam votar.

Bachelet pôde capitalizar o descontentamento popular com as políticas sociais do atual governo conservador, cuja candidada, Evelyn Matthei, aparece em um distante segundo lugar nas pesquisas.

Bachelet quer entrar para a história como a presidente que corrigiu desigualdades no país que é o maior exportador mundial de cobre com reformas profundas na educação pública e no sistema tributário. "A desigualdade é a grande ferida Chile", afirmou a candidata esta semana, em sua última aparição pública na capital. "É nosso principal obstáculo, é nossa pedra no sapato quando pensamos ser um país verdadeiramente moderno." "Precisamos de uma maioria forte. Por isso, queremos ganhar o primeiro turno", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEleiçõesMichelle BacheletPolítica

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame